O digital veio alterar a nossa rotina em muitas e diferentes áreas e uma delas foi a dos produtos financeiros, nomeadamente através da digitalização dos processos de contratação.
Ao invés das idas e vindas ao balcão físico dos bancos e instituições de crédito sempre que necessitamos de pedir um crédito pessoal, hoje em dia, todo o processo de comparação e contratação de um crédito é bem mais rápido e simples graças aos simuladores online que pululam na Internet.
Como funciona um simulador de crédito pessoal?
Uma das coisas que a digitalização dos processos de contratação bancária nos trouxe foi, sem sombra de dúvidas, a simplicidade, simplicidade que é a base de qualquer simulador de crédito pessoal.
Após abrir um motor de pesquisa no seu smartphone ou PC com acesso à Internet, digitar expressões como “simulador de crédito pessoal” ou “crédito pessoal online” e clicar na tecla “enter”, um imenso mundo de diferentes soluções de crédito pessoal irão abrir-se perante os seus olhos.
Ao decidir entrar numa dessas páginas, uma das primeiras coisas que vai encontrar é um simulador de crédito pessoal que, na prática, lhe vai permitir calcular o valor da sua prestação mensal em função da seleção do montante de financiamento e do prazo de reembolso.
Além desta informação, o simulador permite-nos, ainda, saber que taxas de juro (TAN e TAEG) estão associadas à nossa escolha e qual o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor) que irá pagar pelo crédito pessoal que pretende pedir.
Por norma, esta simulação é gratuita e não vai obrigá-lo, necessariamente, à contratação desse crédito. Contudo, se o resultado lhe agradar, poderá passar imediatamente à contratação através de um clique numa barra que, normalmente, acompanha o simulador e que nos vai enviar para o preenchimento de formulário online ao qual devemos anexar os documentos exigidos antes de podermos submeter o pedido.
Uma vez enviado o pedido, o banco irá analisá-lo e, em caso de resposta positiva, terá o dinheiro pedido na sua conta bancária em apenas alguns dias.
Para perceber, na prática, como funciona um simulador de crédito pessoal, veja este exemplo que tem por base o simulador da página de crédito pessoal do UNIBANCO.
Exemplo prático
Vamos imaginar que quer fazer obras em casa e, para o efeito, decide pedir um crédito pessoal online do UNIBANCO para financiá-las.
No momento em que entra na pagina de crédito pessoal do UNIBANCO, vai ser recebido por um simulador que lhe vai oferecer a possibilidade de calcular o valor da prestação mensal em função da seleção de montantes de financiamento entre os 5 mil e os 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses.
Tal como referimos anteriormente, além disso, o simulador de crédito pessoal do UNIBANCO informa-o também das taxas de juro praticadas, do MTIC e a possibilidade de fazer um seguro sobre o empréstimo..
Se, depois de saber o valor da prestação, das taxas de juro e do MTIC , quiser passar à contratação deste crédito, basta-lhe clicar na barra “Pedir Crédito” que acompanha este simulador, momento em que será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online.
A este formulário, uma vez preenchido, terá de anexar os seguintes documentos:
– Cartão de Cidadão;
– Últimos 3 recibos de vencimento
– Comprovativo de morada
– Comprovativo de NIB/IBAN
Uma vez submetido o pedido, o UNIBANCO vai analisá-lo e, caso a resposta seja positiva à sua solicitação, receberá o dinheiro pedido na conta bancária que indicou em apenas alguns dias.